Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Calendário Escolar 2017/2018

por apeeaedlv, em 23.08.17

calendário escolar 2017_2018.jpg

Já se encontra no nosso menu lateral o link de acesso ao Despacho 5458-A/2017 que define o calendário escolar (das atividades, interrupções, provas de aferição, provas de final de ciclo e exames para 2017/18)

Continuação de boas férias !!!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:35

COMUNICADO - ENCERRAMENTO DA ESCOLA DE CASAL NOVO

por apeeaedlv, em 30.06.17

eb1_ji_casalnovo

É como enorme pesar que comunicamos que perdemos mais uma escola !

Infelizmente face à prespectiva há muito previsível da redução do número alunos, sem que lamentavelmente tenham sido delineadas estratégias ou implementadas medidas descriminatórias positivas, a Câmara Municipal da Lourinhã em concertação com a Direcção do Agrupamento e a União de freguesias de Lourinhã e Atalaia, decidiu encerrar a Escola de Casal Novo.

Lamentamos que a Associação de Pais não tenha sido previamente auscultada ou alertada, para que à semelhança do ocorrido em anos e situações transactas, pudesse ter tido a oportunidade para junto da comunidade escolar promover a matrícula dos cerca de apenas 5/6 alunos, que permitiriam a continuidade de funcionamento deste excelente e recente (2006) equipamento.

Com o encerramento da Eb1/JI  os alunos de Casal Novo serão encaminhados para a quase lotada Eb1 da Lourinhã.

A aldeia de Casal Novo perde lamentavelmente a sua escola (que será usada para colónias de férias) e o Agrupamento e a rede escolar do concelho perdem um dos seus melhores equipamentos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:25

COMUNICADO AEC

por apeeaedlv, em 29.06.17

Actividades de Enriquecimento Curricular

(AEC)

 

Conforme foi expressamente assumido a Associação de Pais assumiu no ano lectivo 2016/2017 a promoção das AEC´S porque 1) valoriza a sua importância no desenvolvimento dos educandos e consequentemente para o sucesso escolar; 2) pretendeu colmatar e suprir os fortes constrangimentos do Agrupamento na contratação e substituição de docentes, e simultaneamente quis 3) contribuir activamente para a implementação de um Programa e Planificação de AEC´s diferenciado e ajustado ao projecto educativo e identidade própria do Agrupamento, apto a incentivar a que as crianças desenvolvam um trabalho educativo, sob a orientação de profissionais especializados.

Em reunião de direcção com a entidade parceira Tempos Brilhantes, o balanço do primeiro ano foi positivo, tendo contudo se destacado as seguintes fragilidades:

 

HORÁRIOS DAS ACTIVIDADES -  cfr preconizado todas as Aec´s  tiveram lugar, após a actividade lectiva, não interferindo, assim, no funcionamento dessa actividade.

Contudo a ausência total de flexibilização, comprometeu a estabilidade e a permanência dos professores das AEC, atendendo aos horários reduzidos que lhes foram apresentados e estavam disponíveis, o que constitui um obstáculo à plena e satisfatória implementação das AEC sobretudo para os alunos, e pouco satisfatórios para as suas famílias, quando associados à inexistência da Componente de Apoio à Família.

CONSTITUIÇÃO DE TURMAS - as situações problemáticas continuaram a centrar-se nos casos em que há junção dos alunos de diferentes turmas. Em contextos rurais, sobretudo, nos casos em que se juntaram alunos de vários anos de escolaridade e de faixas etárias distintas, na mesma turma, os inconvenientes (de desenvolvimento de projecto e impossibilidade da oferta de inglês) foram devidamente identificados e assinalados.

MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - No que aos professores diz respeito, verificaram-se excessivos e contínuos processos de mobilidade decorrentes de mudanças para outras entidades por questões relacionadas com horários, remunerações ou colocação por concurso através das designadas colocações cíclicas.

De registar que apesar de terem sido contemplados mecanismos de substituição dos professores das AEC, a rotatividade dos professores comprometeu a planificação e colidiu com os interesses dos alunos.

 

Assim, considerando a necessidade contínua de melhoria do projecto global e cimentação de metodologias e conteúdos de elevada qualidade, que permitissem às AEC enquanto componentes do projecto educativo e curricular das escolas e do Agrupamento, contribuir de forma integral, inovadora e lúdica para o desenvolvimento de competências essenciais pelos alunos, através de experiências de aprendizagens enriquecedoras, a Associação de Pais definiu um conjunto de PRESSUPOSTOS PARA A SUA PROMOÇÃO, designadamente: 

a) a continuidade e aprofundamento da articulação horizontal (com o professor titular de turma), e vertical (com os departamentos curriculares de áreas afins dos 2.º e 3.º ciclos) das actividades de enriquecimento curricular com as actividades curriculares de carácter obrigatório;

b) da eventual flexibilização (mínima e reduzida) dos horários (apenas num único dia na ponta do horário, reservando-se obrigatoriamente um dia de semana sem qualquer flexibilização em todas as escolas do Agrupamento) ou alternativamente e preferencialmente a possibilidade de a Associação de Pais promover e dinamizar outras componentes (e.g. CAF e AAAF) por forma a incrementar a remuneração e estabilidade dos docentes e técnicos;

c) da continuidade de aposta numa metodologia de projeto, com conteúdos e atividades inovadoras com uma forte componente lúdica e de promoção da autonomia, em que a formação e acompanhamento dos professores seria sua condição imprescindível.

Nestes termos, a Associação de Pais redefiniu as ofertas com o intuito de proporcionar a todos os alunos as mesmas experiências de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, apostando numa metodologia de projecto, num ambiente alegre e divertido, em que o estímulo da autonomia, civismo e talento de cada aluno, envolvendo continuadamente a família e a comunidade local, seriam os seus objectivos essenciais.

Com base nestes termos e pressupostos de promoção, a Associação de Pais voltando a eleger a Associação Tempos Brilhantes com entidade parceira, apresentou à direcção do Agrupamento, no dia 8 de maio de 2017, uma proposta em que se destaca os seguintes moldes:

 

A) Estabelecimentos envolvidos

Todos os estabelecimentos de 1.º CEB do Agrupamento;

 

B) OFERTAS

EDUC'ARTE - Expressão Musical, Dramática e Artes Performativas

Projeto de educação pela e para a Arte em que a Música, o Teatro e o Cinema são elementos aglutinadores de um conjunto de outras expressões artísticas (Pintura, Dança, Literatura, Fotografia, Artes Visuais, Arte Circense, Escultura, Arquitetura).

NUTRISER - Nutrição e Atividades Físico-Motoras

Projeto educativo multi-disciplinar integrado, entre as atividades físicas e a nutrição, recorrendo a várias abordagens pedagógicas: Yoga, Mandalas, Nutrição, Dinâmicas temáticas e Atividades ao Ar Livre, entre outras.

CIÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS - Ensino de Ciências Experimentais

Projecto educativo em que são explorados os vários tipos de Ciências Experimentais: Física, Química, Biologia, Geologia, Ecologia e Palentologia.

 

C) Planificação

ACTIVIDADES

1º E 2 º ANOS

3º E 4º ANOS2

NUTRISER

2 TEMPOS

2 TEMPO

EDUC´ARTE

2 TEMPOS

2 TEMPO

CIÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS1

1 TEMPO

1 TEMPO

Notas:

1 PRESPECTIVA de implementar oficinas de paleontologia, fomentado sinergias com a comunidade local, nomeadamente com o Museu da Lourinhã e DinoParque

2 Relativamente ao 3º e 4º ano a oferta de 5 tempos, encontrar-se-ia dependente da informação/confirmação por parte do Ministério da Educação de verbas consideradas para o respectivo financiamento. Em caso negativo manter-se-ia a oferta de 5 tempos, sendo equacionado a possibilidade de flexibilização.

 

D) Horário de cada actividade

Todas as actividades de enriquecimento curricular teriam o seguinte horário preferencial em cada uma das escolas: das 16h30 às 17h30

 

E) Informações e compromissos

  • Todos os alunos matriculados no 1º ciclo estariam automaticamente inscritos nas AEC, que são gratuitas com compromisso de frequência até ao final do ano lectivo nos termos da legislação em vigor. A não frequência das AEC (facultativas) deveria ser manifestada no momento da matrícula e posteriormente em situações de transferência de Agrupamento ou outras devidamente fundamentadas, nos termos da lei.
  • O Agrupamento deveria procurar ajustar o horário da religião moral, de forma a não coincidir com os horários das AEC.
  • As AEC desenvolver-se-iam de acordo com os objectivos definidos no Projecto Educativo do Agrupamento e constariam do Plano Anual de Actividades. Estas actividades seriam implementadas de acordo com as Orientações Programáticas para cada uma, divulgadas no site do Ministério da Educação, ou, na ausência destas orientações, o Currículo Nacional do Ensino Básico.

Ora, a referida proposta teve um parecer desfavorável do Conselho pedagógico, que considerou, entre outras, que na AEC Ciências e Experiências e a na AEC Nutriser todas as actividades “estão englobadas na componente curricular respectiva e são da exclusiva e obrigatória responsabilidade dos professores titulares de turma” Considerando assim que deviam “ser escolhidas outras actividades e outras estratégias” recomendando ainda “que sejam organizados espaços e actividades de escolha livre (…) enquadradas, obrigatoriamente por animadores/professores devidamente habilitados para tal.”

Em relação ao pressuposto de flexibilização indicado pela Associação de Pais, como sendo de equacionar à melhoria da qualidade do projecto, o Conselho Pedagógico, deliberou igualmente dar um parecer desfavorável.

Assim, em reunião do Conselho Geral onde a proposta e parecer foram apreciados, a Associação de Pais, após auscultação prévia dos representantes de turma do Agrupamento, entendeu não conformar a sua proposta com as recomendações preconizadas pelo Conselho Pedagógico (e supra citadas) nem transigir nos pressupostos para si essenciais para que pudesse continuar a ser promotora e pudesse continuar a desenvolver um projecto de AEC com as finalidades e objectivos a que se propôs, designadamente:

  • Ofertas na área: Nutrição e Educação física - Expressão Musical, Dramática e Artes Performativas e Ciências experimentais e divertidas
  • Possibilidade de Flexibilização (apenas num dia por semana, na ponta de horário lectivo ou hora de almoço)

Já que a metodologia de projecto com aposta em conteúdos e atividades inovadoras com uma forte componente lúdica e de promoção da autonomia das crianças, que a AP está interessada em promover, depende da existência, manutenção e valorização de um corpo docente estável com formação e acompanhamento adequado, que nas condições e circunstâncias existentes não é crível nem viável que possa suceder.

Nestes termos a proposta foi submetida a votação e rejeitada por maioria, pelo que a Associação de Pais não será a entidade promotora das AEC no próximo ano lectivo, em que esperamos que as soluções futuras tenham em conta a necessária qualidade de educação e igualdade de oportunidades que os alunos merecem e os interesses e expectativas das suas famílias.

 

P´ASSOCIAÇÃO DE PAIS

 

Mafalda de Taborda Lourenço

(Presidente da Direcção)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:26

Quer dar uma mão aos nossos BOMBEIROS ?

por apeeaedlv, em 21.06.17

ASSOCIE-SE BVLOURINHA.jpg

 

Ser sócio dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã é um acto da sua escolha e livre vontade.

 

Ser sócio dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã é agir e participar na nossa comunidade.

 

Ser sócio dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã é um acto generoso, útil e solidário.

 

Ser sócio dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã é contribuir para a nossa segurança, para a segurança das nossas famílias e de toda a Lourinhã.

 

Ser sócio dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã é ajudar os NOSSOS BOMBEIROS a dotarem-se de mais e melhores meios para uma eficaz prestação de socorro a pessoas e bens.

 

Ser sócio dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã é ajudar o ano inteiro!

 um euro por mês !

 

-- Faça o download e preencha a Proposta Associado BVLourinha.pdf

-- Efectue o pagamento de 12€ para a conta da Assoc.Humanitária BVL com o IBAN

     PT50 0010 0000 48143200001 59 (BPI)

-- Faça chegar ao Quartel a proposta e comprovativo de pagamento para secretaria@bvlourinha.com

     por correio para Rua Vale de Geões nº 115 Apartado 141 EC LNH 2530-888 Lourinhã) ou em mão.

 

Uma sugestão ...

299559_209415049117513_7728666_n[1].jpg

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:32

REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA - 9 JUNHO 2017

por apeeaedlv, em 30.05.17

18788679_10156174548523032_1135716541_n.jpg

A última reunião de representantes do presente ano lectivo foi re-agendada para o próximo dia 9 de junho, sexta-feira, pelas 21h00 na escola-sede na Lourinhã.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:38

Visita de estudo à Escola da Ponte

por apeeaedlv, em 28.04.17

visita escola da ponte.jpg

Caros Associados e Encarregados de Educação,

Conforme anunciámos publicamente ontem dia 27 de Abril, tivemos a oportunidade de visitar a Escola da Ponte, integrando uma comitiva constituída por Vereadores, elementos da Coordenação de Educação da Câmara Municipal, Conselho Municipal de Educação, representante das Juntas de freguesia, direcções do Agrupamentos de Escolas, docentes, auxiliares de educação, representantes das Associações de Pais e Encarregados de Educação.

Uma iniciativa que foi acolhida e operacionalizada em parceria com o Munícipio, a quem agradecemos a imediata disponibilidade e proactividade.

 

Assim, com o objectivo de conhecer in loco a Escola Pública,  que muitos apelidam de "Conto de Fadas", embarcamos na viagem e percorridos muitas centenas de kilómetros descobrimos na recondida localidade de Negrelos (Santo Tirso) uma história diferente com um desfecho surpreendente: A escola impossível afinal existe e funciona !

Fomos recebidos pelos alunos (afinal é escola é deles), que conduziram a visita do princípio ao fim, foram eles que nos mostraram os espaços e explicaram como tudo funciona.

Não há turmas, anos ou ciclos nem aulas expositivas, "furos" ou testes de avaliação. A escola organiza-se em Núcleos de Projeto (Iniciação, Consolidação e Aprofundamento) e todos os alunos são tutoriados nas suas aprendizagens e coadjuvados pela presença de dois professores na sala, com respeito pela sua individualidade e autonomia.

Constatámos também que a democraticidade, a promoção da autonomia e da consciência cívica dos alunos, é conseguida através do seu envolvimento activo no processo de aprendizagem (é o aluno que define o seu plano quinzenal e diário de estudo e regista no dispositivo JÁ SEI que está preparado para ser avaliado).

A responsabilidade de gestão da escola também cabe aos alunos. Todos tem um papel a desempenhar e assumem tarefas, tanto na tomada de decisões (Assembleia de Escola semanal à sexta-feira), como na organização das actividades, evidenciando-se que são os alunos que cuidam e fazem a gestão de todos os materiais (que são partilhados e valorizados por todos) e dos conflitos e problemas entre pares (os cacifos não têm cadeados e os problemas são resolvidos pela Comissão de Ajuda constituída por alunos)

O espírito de camaradagem, interajuda e co-responsabilização e o estreito envolvimento dos pais na escola são particulariedades que se destacam e que tivemos oportunidade de observar.

Os pais e restante comunidade educativa fazem parte do Conselho de Direção da escola (actualmente presidido por um encarregado de educação) e o Conselho de Pais/Encarregados de Educação é a fonte principal de legitimação do Projeto e o órgão de apelo para a resolução dos problemas que não encontrem solução nos demais patamares de decisão da Escola.

Os pais participam nos órgãos de gestão, nas decisões e nas Assembleias de Escola e quinzenalmente subscrevem o plano de aprendizagem dos seus educandos, o que para a coordenadora com quem tivemos oportunidade de falar no final da visita é um dos pontos fortes e diferenciadores do projecto e que impulsiona os sucessos alcançados e a continuidade do mesmo.

 

Sem prejuízo de com os demais intervenientes fazermos o balanço da visita, retirando expectavelmente ilações práticas, apresentando e recolhendo propostas, podemos desde já afirmar que o exemplo da Escola da Ponte demonstra que é possível concretizar a mudança de paradigma da educação na escola pública, onde o respeito pelos interesses dos alunos, a promoção da sua autonomia e cidadania e a participação dos pais seja a pedra de toque fundamental.

Em jeito de conclusão constatamos nesta visita de estudo que não há impossíveis e quando se quer arranja-se forma.

Continuaremos como sempre empenhados e disponíveis para participar activamente na escola, valorizando o papel e a motivação dos professores e demais parceiros da comunidade educativa na promoção e melhoria das aprendizagens dos nossos educandos.

 

Mafalda de Taborda Lourenço

Presidente da Direcção

Assoc. Pais Agrup. Escolas D.Lourenço Vicente

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:45


Associação Pais do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reuniões de Representantes de Turma


Bombeiros por 5 dias - Edição 2018


Representantes EE no Conselho Geral



O SUCESSO É UM DESPORTO COLECTIVO


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

COMUNICADO AEC - ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR