Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Mensagem da Associação

por apeeaedlv, em 02.11.12

Caros Pais, Encarregados de Educação, e Associados

 

Depois do arranque oficial do novo ano letivo que teve lugar no dia 17 de Setembro e que envolveu todos os alunos dos estabelecimentos públicos do ensino básico e secundário do concelho e que decorreu serenamente, pese embora a instabilidade e indefinição na colocação do pessoal não docente nas várias escolas do Agrupamento, atento o facto de o concurso aberto pela Câmara Municipal da Lourinhã não estar ainda concluído e de a Autarquia ter-se visto na contingência de recorrer provisoriamente a pessoal inscrito nos Centros de Emprego.

Cremos e esperamos que com a conclusão dos concursos, esta situação será normalizada nas próximas semanas.

Ao  nível local a recente transferência de competências das Juntas de Freguesia para a Câmara Municipal, impôs significativas mudanças quanto à organização e procedimentos na área da educação, nomeadamente na componente de apoio à família, e ação social escolar, sendo igualmente de realçar o corte nos passes escolares (01), a não oferta dos manuais escolares ao 1º ciclo como até aqui vinha acontecendo, e a interrupção do programa de Fruta Escolar.

Por outro lado, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) decidiu instituir várias medidas de reforma curricular como, por exemplo, a realização de uma prova final para os alunos do 4.° ano, a Português e Matemática, no início do terceiro período, com ponderação de 25%, passando assim a valer 30% na nota final do aluno a partir do ano seguinte, tal como as restantes provas e exames. Haverá também um prolongamento do tempo escolar - até Julho - para ajudar os alunos que evidenciem dificuldades em transitar para o 2º ciclo.

Além disso, disciplinas fundamentais como Português, História, Geografia, Inglês, Matemática e Ciências vão ser concentradas; Tecnologias da Informação e Comunicação será antecipada para o 7.° ano; Estudo Acompanhado e Formação Cívica vão acabar, assim como a disciplina de Educação Tecnológica nos 7.º e 8.° anos. A Educação Visual e Tecnológica vai ser dividida em duas áreas, cada uma com um professor.

 

O novo Estatuto do Aluno e Ética Escolar (Lei nº 51/2012 de 5 de setembro) que irá vigorar durante este ano letivo, aplica-se também aos pais que "não cumpram as suas responsabilidades". De acordo com o diploma, é considerado "especialmente censurável" a falta de matrícula, frequência, assiduidade e pontualidade dos filhos. Como tal, caso "os pais não cumpram os seus deveres", a escola é obrigada a comunicar à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e ao Ministério Público, podendo mesmo ser obrigados a frequentar sessões de capacitação parental. Estaremos como sempre disponíveis para esclarecer todas as dúvidas e apoiar todos os pais.

 

Vivemos tempos difíceis, de grande contenção e constrangimento económico, e por isso, provavelmente, este ano vai haver menos ofertas formativas, menos projetos e menos recursos humanos e financeiros nas escolas.

 

No entanto, cabe-nos a nós, enquanto cidadãos, pais e avós pugnar pelo futuro dos nossos filhos e netos, sendo crucial que nos mobilizemos, juntamente com os professores e os outros parceiros educativos, para evitar retrocessos na educação.

 

No bem-estar, segurança e desenvolvimento das nossas crianças e jovens reside o futuro do nosso país e concelho. É para isso que trabalhamos todos os dias, não é? Para dar aos nossos filhos um mundo e futuro melhor! Não abdicaremos de pugnar pelo valor e direito à educação, sem cortes nem razias.

 

A Associação que tenho a honra de presidir, constitui uma comunidade de entreajuda, uma  plataforma de comunicação e diálogo, e um interlocutor privilegiado em contacto permanente e direto com a Vereação da Educação, Direção do Agrupamento e Ministério da Educação, fazendo da resolução dos problemas de cada aluno e escola a sua missão e prioridade.

 

No ano letivo passado, pugnamos pela manutenção e beneficiação de vários equipamentos e espaços escolares, encetamos com sucesso várias atividades, como a FORMAÇÃO DE PAIS E ALUNOS e realizamos vários projetos: RECOLHA E TROCA DE MANUAIS ESCOLARES, RECOLHA DE PILHAS; ANGARIAÇÃO DE FUNDOS E AQUISIÇÃO DE PROJETOR para a Escola da Praia da Areia Branca, entre outros.

 

Todos juntos, somos mais e melhor, pelo que deixo um forte apelo à mobilização e à inscrição de todos os pais e encarregados de educação na Associação (pode imprimir a ficha de inscrição de sócio e entregá-la nas caixas da Associação na Escola Drº João das Regras ou na Escola Básica com J.I. de Ribamar – não custa nada e não tem qualquer custo associado, sendo o pagamento de quota anual no valor de €3 facultativo)

 

A Associação de Pais exerce também a sua atividade em defesa e dignificação da instituição familiar, e pretende contribuir ativamente na promoção, desenvolvimento e dinamismo do comércio e serviços locais, assim através da  iniciativa com o slogan: “Nós compramos na Lourinhã”;  protocolámos com várias entidades do concelho a atribuição de benefícios aos nossos associados e familiares (cônjuge e filhos) que no ato da compra apresentem o cartão de associado da APEEAEDLV com a vinheta da quota anual aposta.

Pretende-se também com esta iniciativa aumentar as verbas próprias da Associação e dar vantagens aos nossos sócios.

 

Não deixe de se associar, não deixe de nos contactar, remetendo-nos as suas dúvidas, reclamações e problemas.

Estamos cá para ajudar!

Desejo a todos um bom ano letivo com muito sucesso !!

 

Hernâni Santos

Presidente da Direção

APEEAEDLV

Escola Básica do 2º/ º3 ciclos Dr. João das Regras, Lourinhã

Telefone: 261 422 059  Fax: 261  412  361 ap.dlourencovicente@sapo.pt 

Siga-nos no Facebook  Apeeadlv Assoc Pais

Junte-se a nós           Associação Pais Agrupamento Escolas D. Lourenço Vicente

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:15



Associação Pais do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

COMUNICADO AEC - ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR


Bombeiros por 5 dias - Edição 2017



O SUCESSO É UM DESPORTO COLECTIVO


Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D